Moedas com defeitos de fabricação podem ser valiosas e raras para colecionadores devido à sua singularidade e ao interesse que geram na comunidade numismática, formada por entusiastas e especialistas apaixonados por esses objetos. Esse, aliás, é um universo que vem crescendo no Brasil em popularidade.
Apesar de ser uma prática antiga, a numismática parece estar em alta, mais do que nunca. Com o uso da internet, ficou mais fácil para os colecionadores a participação em atividades de compra e venda de moedas, com dezenas de sites e comunidades focadas no tema.
Moedas com erros de cunhagem
Erros de cunhagem são defeitos podem ocorrer devido a uma variedade de razões, incluindo problemas com as matrizes de cunhagem, ajustes incorretos e até problemas nas ferramentas de produção ou falhas humanas. Essas ocorrências costumam afetar o visual da moeda.
Nem todo erro de cunhagem será particularmente valioso, isso dependerá de fatores variados. Normalmente, um erro pode fazer a moeda valer mais se for chamativo e impactante, além de incomum. Moedas mais bem conservadas também são mais valiosas.
Isso quer dizer, aliás, que moedas com erros iguais ou semelhantes podem valer quantias distintas apenas em função do grau de preservação do exemplar em questão. Por esse motivo que estimar um valor exato por moedas raras é uma tarefa complexa.
Tipos de erros de cunhagem
Conheça agora alguns erros que podem valer muita grana. Todas as moedas que você verá deverão ter valores que variam das centenas até os milhares de reais (lembrando que para precisar um valor exato, a recomendação é que se faça uma análise individual da unidade.
Disco descentralizado
Esse é um erro que ocorre quando o disco de metal utilizado para cunhar a moeda não está centrado corretamente, resultando em uma impressão descentralizada do design na moeda. Tal falha pode ser bastante evidente visualmente, pois o desenho na moeda pode aparecer deslocado em relação à sua posição normal. Essa irregularidade pode ocorrer tanto no anverso quanto no reverso da moeda.
Veja abaixo alguns exemplos:
Cunho trocado
As moedas com cunho trocado são consideradas raras e interessantes. Esse defeito de fabricação basicamente consiste em cunhar a moeda usando o “molde errado”. Por exemplo, as moedas que você verá a seguir são moedas de 10 Centavos, porém foram cunhadas com disco trocado:
Disco de 1 Centavo
Disco de 5 Centavos
Reverso invertido ou inclinado
Essa é uma falha que faz com que o reverso da moeda não esteja alinhado com o outro lado. Há casos em que o reverso está totalmente invertido, e outros onde está apenas inclinado para a esquerda ou direta. Veja os exemplos abaixo:
Como saber quanto vale uma moeda com erros de cunhagem?
Essa é uma pergunta complicada. Como já foi citado, o valor das moedas é algo muito variável. Uma opção para quem possui moedas com erros de cunhagem e quer tentar descobrir por quanto poderá vendê-la, é entrar em contato com especialistas.
Muitas casas de leilões, lojas virtuais especializadas e o até numismatas autônomos oferecem serviços de avaliação. Felizmente, vários deles o fazem de forma gratuita. Uma maneira de achar alguns desses profissionais é acessando o site da Sociedade Numismática Brasileira.
Também chamada apenas de SNB, essa entidade sem fins lucrativos funciona desde a década de 20 e reúne em sua página uma boa quantidade de material útil para quem saber mais acerca do mundo numismata. Na seção “Anunciantes” você confere todos os parceiros da SNB, que incluem muitos especialistas da área, bem como formas de contato.