Criminosos estão utilizando SMS e mensagens no WhatsApp para realizar golpes contra idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Este auxílio mensal tem o valor de um salário mínimo, e é fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é direcionado a pessoas idosas com mais de 65 anos e também a pessoas com deficiência de qualquer idade, com a condição de que comprovem a baixa renda. O benefício tem o valor correspondente a R$ 1.412,00.
Como aconteceu o caso
O caso veio à tona quando um servidor da Previdência Social em Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, denunciou a fraude. Os golpistas enviam mensagens alegando que as vítimas têm direito ao benefício, mas exigem um pagamento de R$ 423 pela suposta liberação do valor.
O esquema foi descoberto pelo servidor quando um idoso compareceu ao serviço de “socialização de informações” do Serviço Social do INSS, em uma agência na região norte do Rio de Janeiro. Durante o atendimento, foi informado por ele que havia recebido mensagens com informações relacionadas a liberação do seu pagamento em conjunto com o seu banco de referência.
“Pelo cadastro desse segurado no CNIS, foi identificado o registro de um e-mail e um número de telefone que o próprio segurado não reconhecia”, declara o servidor. Na análise realizada, o servidor notou que diversos procuradores tiveram seus cadastros realizados nessa mesma solicitação de BPC.
Como era a mensagem do golpista?
Como já dito anteriormente, alguns segurados do INSS estão sendo alvo de um novo golpe. Criminosos estão enviando mensagens via SMS e WhatsApp para as vítimas com o intuito de obter pagamentos fraudulentos. Essas mensagens detalham supostas liberações de benefícios e exigem que as vítimas compareçam a agências bancárias com documentos específicos. Veja a seguir:
“Prezado(a) [NOME DO CLIENTE], tudo bem?
Sou representante do financeiro da [NOME DA EMPRESA].
O seu benefício está liberado para recebimento no dia (02.07.2024 às 09:30).
Necessito que compareça ao banco na data e horário acima com os seguintes documentos:
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
– RG
– CPF
– Comprovante de residência
ENDEREÇO DO BANCO
Banco: ITAÚ
Endereço: XXXXXX, Nº X – Campos dos Goytacazes – RJ
DADOS FINANCEIROS
Valor liberado pelo INSS: R$ 895,00
Valor do escritório: R$ 423,60”
A mensagem também incluía o endereço do banco, o valor a ser liberado e a quantia que seria cobrada pelo escritório. Além disso, ainda havia um boleto para pagamento dos honorários do escritório, que deveria ser quitado após a confirmação dos dados.
INSS alerta para como se prevenir.
O primeiro passo para que o contribuinte possa se proteger contra esse tipo de fraude, é guardar sempre a informação de que o INSS nunca entra em contato direto com o indivíduoindivíduo para solicitar dados, e também não pede o envio de fotos e documentos por e-mail, whatsapp e outros canais não oficiais. O canal digital oficial para o envio de documentos ao INSS é o “Meu INSS”.
Sendo assim, o segurado nunca deve enviar os documentos por e-mail. Para fins informativos, o número oficial do SMS utilizado pelo INSS é 280-41. Além disso, o órgão enfatiza que nunca manda links aos cidadãos, apenas informa as atualizações dos processos pela plataforma Meu INSS.